
DESENHO ANIMADO: RECURSO PEDAGÓGICO NO PROCESSO ENSINOAPRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
2012; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22409/resa2012.v5i2.a21060
ISSN1983-7011
AutoresMariane de Paula Gomes, MÔNICA TEIXEIRA DA COSTA MACHADO, ANA CLAUDIA TAVARES DA SILVA MANHÃES, TAÍS DE SOUZA SANTOS, Rosana Ravaglia,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo tem como objeto de estudo a produção de conhecimento sobre a utilização de desenhos animados como recurso pedagógico no processo ensinoaprendizagemsobre o tema educação ambiental. Objetivando: identificar o que tem sido publicado nos artigos científicos em relação à influência dos desenhos animados no processo ensino-aprendizagem e propor a utilização deste como recurso pedagógico na prática educacional em sala de aula. Para trabalhar este tema, foram selecionados os desenhos: Capitão Planeta e Peixonauta. Foi sugerida a organização de um roteiro em forma de debate, focando atuação dos personagens em suas histórias, aplicando os conceitos a realidade de cada um. Pretendeu-se que o público infanto-juvenil pudesse explorar e multiplicar o conhecimento adquirido relacionando educação ambiental com o meio social em que habita, praticando assim ações de cidadania e preservação do meio ambiente; além de indicar aos professores como serem mediadores na construção de conhecimentos e reflexão crítica.Palavras-chave: Desenho Animado; Processo Ensino- aprendizagem; Recurso Pedagógico; Educação Ambiental.
Referência(s)