Efeitos de um programa de rádio do serviço de defesa sanitária na relação entre o orgão e os munícipes de Presidente Médici, Rondônia
2013; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2596-1306
AutoresFlavia Nogueira Ward, C. Improta, João Paulo Souza Quaresma,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoFreire propoe um processo dialogico entre o educador e seu publico, levando a desconstrucao e construcao de novos saberes. O produtor rural, em um processo decisorio, necessita de informacoes sobre o assunto para sua deliberacao. Por definicao, Educacao Sanitaria e um conjunto de metodos e meios educativos que leva a construcao, desconstrucao e reconstrucao de saberes, promovendo mudancas cognitivas, afetivas e psicomotoras em uma populacao, frente a um problema sanitario ou ambiental, percebido na area de interesse da saude agropecuaria ou ambiental. O radio pode oferecer subsidios para esse dialogo, essa decisao e esse processo educativo. Com essa fundamentacao, a Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) da IDARON de Presidente Medici – RO, desenvolveu junto a Radio Comunitaria Uniao, um projeto de programa semanal de radio (Informa IDARON), com duracao de trinta minutos, dividido em quatro quadros: i) NOTICIAS; ii) ASSUNTO TOP DA SEMANA; iii) IDARON EM SUA CASA e; iv) AGENDA SOCIAL. Comparando-se os dez meses antes e apos o lancamento do programa, foram obtidos os seguintes resultados: maior interacao ULSAV e a comunidade; maior procura a ULSAV e seus profissionais, por produtores rurais e por consumidores, para esclarecimentos, denuncias e informacoes; mudanca da percepcao da sociedade, de orgao punitivo pela visao de um servico a favor da populacao; aumento de 110% de notificacoes de doencas de notificacao obrigatoria; incremento de 44,4% das denuncias. Diante dos resultados conclui-se que o programa alcancou seu objetivo como canal de comunicacao para a promocao da saude e da vigilância epidemiologica. O programa radiofonico contribui com a eficiencia e eficacia da Defesa Sanitaria, melhorando a sua imagem, por possibilitar desconstrucoes e reconstrucoes de saberes, em dialogo com o produtor, fazendo-o sentir-se como sujeito no processo e nunca como objeto, ou pior, como vitima dele.
Referência(s)