Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desafio na Psiquiatria: um Ensino Mais Humanístico

1997; Associção Brasileira de Educação Médica; Volume: 21; Issue: 2-3 Linguagem: Português

10.1590/1981-5271v21.2-3-003

ISSN

1981-5271

Autores

Ellis D’Arrigo Busnello, Paulo Marocco, Bruno Mendonça Costa, Herberto Edson Maia, María Paz Loayza Hidalgo, Anne-Kathrin Marquardt, Luciana Ambros Cardoso, Maurício Silveira dos Santos, Ricardo S.V. Tavares,

Tópico(s)

Public Health in Brazil

Resumo

Resumo: Tendo sentido a necessidade de suprir algumas deficiências culturais do curso médico da Fundação Faculdade Federal de Clínicas Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA), os professores e monitores da disciplina de Psiquiatria e Psicologia Médica I propuseram profundas alterações cm sua forma e conteúdo. Constituiu-se, assim, um grupo de estudos com o objetivo de construir uma visão mais humana do indivíduo e fugir das técnicas de ensino compartimentalizadas. Considerando ser a Psiquiatria um forte elo entre a Medicina, a Filosofia e a Política, incluiu-se tópicos atuais destes assuntos sob a forma de palestras e mesas redondas. O Ciclo Vital, assunto central da disciplina, será ilustrado com a utilização de filmes além das técnicas didáticas habituais.

Referência(s)