
Uma análise cognitiva do processo de orientação de trabalho de conclusão de curso na modalidade a distância: o caso do projeto piloto do curso de Administração a distância da UFSC
2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.30858
ISSN1679-1916
AutoresMileide Marlete Ferreira Leal Sabino, Isadora De Souza Bernardini, Paola Azevedo, Marilda Todescat, Robson Santos Da Rosa, Alexandre Marino Costa, Marcos Baptista López Dalmau,
Tópico(s)Online Learning and Analytics
ResumoA avaliação da aprendizagem educacional deve sobrepujar o estilo puramente classificatório e ser percebido como um processo contínuo e norteador dos objetivos educacionais. Partindo deste princípio, o presente estudo objetiva realizar uma análise cognitiva do processo de orientação de trabalho de conclusão de curso na modalidade à distância. O objeto deste estudo foi o projeto piloto do curso de Administração a distância daUniversidade Federal de Santa Catarina. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo, descritivo. Para a realização da descrição e análise do processo de orientação do trabalho de conclusão de curso utilizou-se o modelo da Taxonomia de Bloom. Aplicou-se também um questionário para os alunos, que continha manifestações da aprendizagem de acordo com as categorias e subcategorias desta Taxonomia. Verificou-se que há ferramentas midiáticas com grande potencial para o apoio deste processo e que são fundamentais naconstrução do conhecimento. O que se espera é que a descrição do processo de orientação à distância por meio dos níveis da taxonomia contribua para as mudanças nas práticas avaliativas do ensino superior, especificamente no que concerne às orientações de trabalho de conclusão de curso na modalidade a distância.
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