Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Mimetismo e metamorfose

2015; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros; Issue: 61 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-901x.v0i61p103-121

ISSN

2316-901X

Autores

Larissa Costa da Mata,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este texto aborda a dança na série “Os gatos de Roma / Notas para a reconstrução de um mundo perdido” (1957/1958) de Flávio de Carvalho (1899-1973) à luz da filosofia nietzschiana e das considerações de Roger Caillois (1913-1978) sobre o mimetismo em O mito e o homem (1938). Em Caillois e em Carvalho, o mimetismo propõe uma alternativa à mimese ao produzir uma instância comum entre a arte e a ciência e ao aproximar elementos tão distantes quanto o corpo e o ambiente. Na transformação mimética e na dança, o sujeito se oferece no trânsito entre si e o outro, o seu organismo e o meio. Esta reflexão também sugere uma leitura do “Ensaio sobre o ritual da serpente” (1923) de Aby Warburg (1866-1929) a partir da hipótese de que os três intelectuais compartilharam uma visão do primitivo como dança, como um instante prestes a emergir na forma de pathos e de enfermidade.

Referência(s)