Artigo Acesso aberto Produção Nacional

El giro hacia los saberes excluidos

2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.9771/2317-1219rf.v1i1.5911

ISSN

2317-1219

Autores

Eduardo Eduardo Francisco Freyre Roach, Adolfo Ramos Lamar,

Tópico(s)

Indigenous Cultures and Socio-Education

Resumo

A epistemologia positivista da educação considera o saber científico-natural como modelo paradigmático apartir do qual será pensada a objetividade, a neutralidade, a intersubjetividade, universalidade, nomoteticidade, rigorosidade e certeza dos saberes. Esses saberes que não estão se classificados nesse critério não têm o status ontológico e gnoseológico que possui o saber científico-natural. O presente artigo tem como principal objetivo refletir sobre o tratamento epistemológicos dos saberes excluídos. Hoje, existe um amplo movimiento intelectual latinoamericano de língua castelhana, que ao tempo que coloca em questão essa concepção epistemológica, muda para a valorização epistemológica (ontológica e gnoseológica) desses saberes excluidos: o saber cotidiano, o saber camponês, o saber indígena amerindio, o saber afronegroamericano e o saber feminino.

Referência(s)