
El giro hacia los saberes excluidos
2012; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.9771/2317-1219rf.v1i1.5911
ISSN2317-1219
AutoresEduardo Eduardo Francisco Freyre Roach, Adolfo Ramos Lamar,
Tópico(s)Indigenous Cultures and Socio-Education
ResumoA epistemologia positivista da educação considera o saber científico-natural como modelo paradigmático apartir do qual será pensada a objetividade, a neutralidade, a intersubjetividade, universalidade, nomoteticidade, rigorosidade e certeza dos saberes. Esses saberes que não estão se classificados nesse critério não têm o status ontológico e gnoseológico que possui o saber científico-natural. O presente artigo tem como principal objetivo refletir sobre o tratamento epistemológicos dos saberes excluídos. Hoje, existe um amplo movimiento intelectual latinoamericano de língua castelhana, que ao tempo que coloca em questão essa concepção epistemológica, muda para a valorização epistemológica (ontológica e gnoseológica) desses saberes excluidos: o saber cotidiano, o saber camponês, o saber indígena amerindio, o saber afronegroamericano e o saber feminino.
Referência(s)