Artigo Produção Nacional Revisado por pares

ALIMENTOS CONSUMIDOS PELOS ALUNOS DE ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL

2009; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 11; Issue: 11 Linguagem: Português

ISSN

0103-4235

Autores

Marina Vieira da Silva,

Tópico(s)

Indigenous Health and Education

Resumo

Descreve-se o consumo alimentar de amostra (n = 224) de alunos matriculados em escolas de tempo integral do municipio de Americana, Estado de Sao Paulo. Utilizou-se o registro de alimentos ingeridos pelos escolares, durante 3 dias nao consecutivos da semana. Para a definicao das recomendacoes de energia e nutrientes, adotou-se padrao proposto por Martins & Hidalgo para a populacao brasileira. Com o objetivo de conhecer a qualidade nutricional, utilizou-se o indice proposto por Sorenson & Hansen. Entre os principais resultados destacam-se: o consumo de lacteos que ocorre de forma praticamente exclusiva no desjejum (efetuado nas escolas) e o elevado numero de citacoes de consumo de pao, embutidos e refrigerantes em domicilio. Esse resultado sugere que os escolares estao substituindo, sobretudo, o jantar tradicional por lanches, considerados, pelos jovens, de maior praticidade. Quanto a qualidade nutricional da dieta, ressaltam-se os elevados valores do indice de Qualidade Nutricional (IQN), verificados para o acido ascorbico, e numeros superiores a 1,0, observados para o IQN do ferro das refeicoes da maioria dos escolares analisados, com excecao somente para as refeicoes consumidas pelos alunos de maior idade (13 anos ou mais). Recomenda- se a correcao de falhas no conteudo nutricional das refeicoes distribuidas nas escolas, pois elas constituem parte fundamental do consumo alimentar dos alunos das escolas de tempo integral.

Referência(s)