Artigo Revisado por pares

Estética e Crítica Social na Narrativa de Caio Fernando Abreu durante a ditadura militar: um espaço de resistência / Aesthetics and Social Criticism in Caio Fernando Abreu's Narrative During the Brazilian Military Dictatorship: a Space of Resistance

2014; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Inglês

ISSN

2177-3807

Autores

Cyro Roberto Melo Nascimento,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A producao literaria brasileira nos anos 1970, especialmente no campo da narrativa, foi fortemente marcada por uma conexao entre uma critica social ao regime militar e um esforco por inovacoes esteticas na expressao dos textos. No presente artigo, investigamos os principais aspectos que marcaram essa literatura, tanto formal como materialmente, tomando como principal referencia os contos de Caio Fernando Abreu. Na analise das narrativas da epoca, vemos como se deu a assuncao de valores propagados por nossa literatura desde o advento do Modernismo, passando pelo romance social da decada de 30 e as vanguardas poeticas da decada de 50. A novidade da geracao que publicou nos anos 1970 consiste na reuniao de aspectos como inovacao estetica e denuncia social num unico espaco textual, o que os levou a adquirir novos significados por meio de sua fusao em uma realidade de intensa repressao social. Nesse esteio, as experimentacoes formais se revelam fundamentais para internalizar o contexto historico na estrutura das narrativas dos anos 1970. Ao abordar temas como violencia, repressao, exclusao social e fuga da realidade, os romances e contos se veem obrigados a reunir recursos formais associados a literatura moderna, especialmente quando consideramos que a exposicao de temas polemicos por meio da narrativa tradicional facilitaria sua censura. Logo, a reiteracao desses recursos vai alem de uma mera opcao dos autores: ela se revela fundamental para que se possa representar o contexto historico. Tambem a representacao de temas tao complexos e carregados de um profundo deslocamento em relacao a um discurso social tradicional enseja uma escrita em que a fragmentacao da narrativa medeia literariamente a fragmentacao social que marca os anos de ditadura e eleva o recurso da arte narrativa a uma forma de resistencia. The Brazilian literature of the 1970’s, especially in the field of narrative, was strongly marked for a connection between a critical to military government and an effort for esthetical innovations in the expression of texts. In the present article, we investigate the main aspects of this literature, the formals aspects as well the materials ones, taking as principal reference the short stories of Caio Fernando Abreu. Analyzing the narratives of that time, we see how happened the appropriation of values present in our literature since the Modernism, going through the social novel in the 1930´s and the poetical avant-gardes in the 1950´s. The novelty to the 1970´s writers consists in put together aspects as esthetical innovations and social denouncement in only a textual field, what made the narrative to acquire news significations by the fusion of these aspects in a reality of intensive social repression. In this way, the formal experimentations reveal themselves as fundamental to internalization of historical context in the narratives structure of 1970´s. Talking about themes as violence, repression, social exclusion and scape from reality, the novels and tales force themselves to reunite formal means from modern literature, specially while we consider that the exposition of such polemic themes would make censorship easier. So, the reiteration of these resources goes beyond a mere option of the writers: it reveals itself fundamental to the representation of historical context. Also, the representation of themes so complexes and dislocated from a traditional social discourse asks for a writing in which the fragmentation of narrative mediates literarily a social fragmentation that marks the years of Dictatorship and elevates the resource of narrative art to a way of resistance.

Referência(s)