
Tecnologia educacional: apoio à representação do professor de Ciência e Tecnologia e instrumento de estudo para o aluno
2004; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.13680
ISSN1679-1916
AutoresMaria Isabel Timm, Milton Antônio Zaro, Fernando Schnaid, Paulo Augusto Cabral, Roberto Contino Thaddeu,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO artigo discute a necessidade de desenvolver, junto aos professores de Ciência eTecnologia, a capacidade de representação dos conteúdos que ministram, em múltiplaslinguagens, apoiadas em diferentes meios de comunicação, ou tecnologias educacionais, sejamelas interativas ou convencionais, como forma de agregar valor ao seu próprio trabalho,qualificando o produto de sua pesquisa. Mesmo que a transmissão de conhecimento não sejaconsiderada como a atividade preponderante do contexto da relação professor-aluno, educadoresnão devem descuidar do planejamento de elementos destinados a enriquecer a exposição deconteúdos, nos momentos em que isto se fizer necessário, seja em atividades presenciais ou àdistância. Necessitam, para tanto, desenvolver habilidades específicas para conhecer e exploraras linguagens e os recursos tecnológicos oferecidos pelos ambientes de produção edisponibilização de multimídia, bem como de mídias convencionais, como as apresentaçõesorais, os livros ou mesmo o quadro (negro, verde ou branco). Além da reflexão sobre aimportância de diferentes tecnologias educacionais na atividade docente, bem como no suportedo estudo dos alunos, serão relatadas experiências de produção de três CDs didáticos e de umasérie de vídeos destinados, as quais descrevem objetivos, dificuldades e potencialidades dessetipo de mídia.
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