Artigo Produção Nacional

GRUPO CLARÍN: UM CONGLOMERADO CONSTRUÍDO POR INTERMÉDIO DE POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO CLIENTELISTAS

2013; Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación (ALAIC); Volume: 10; Issue: 18 Linguagem: Português

ISSN

2238-1694

Autores

Gláucia da Silva Mendes,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Resumo: O artigo evidencia que o clientelismo politico, pratica caracterizada por trocas informais mutuamente beneficas entre dois sujeitos dotados de poderes assimetricos, contribuiu para a construcao do conglomerado multimidia argentino Clarin. O estudo foca momentos chave da historia recente do grupo, com o intuito de desvelar como relacoes particulares tecidas entre seus dirigentes e os governos argentinos que ascenderam ao poder apos 1989 resultaram em politicas de comunicacao que conduziram a apropriacoes de bens publicos pelo grupo privado. Palavras-chave: Clientelismo; Politicas de Comunicacao; Concentracao Multimidia; Grupo Clarin . Resumen: El articulo evidencia que el clientelismo politico, practica caracterizada por intercambios informales mutuamente beneficiosa entre dos sujetos dotados de poderes asimetricos, contribuyo para la construccion del conglomerado de multimedios argentino Clarin. El estudio se centra en momentos-clave de la reciente historia del grupo, con la intencion de desvendar como las relaciones particulares tejidas entre sus dirigentes y los gobiernos argentinos que subieron al poder despues de 1989 resultaron en politicas de comunicacion que condujeron a la apropiacion de bienes publicos por parte del grupo privado. Palabras clave: clientelismo; politicas de comunicacion; concentracion multimedios; Grupo Clarin. Abstract: The article demonstrates that the political patronage, a practice characterized by mutually beneficial informal exchanges between two subjects endowed with asymmetric powers, contributed to the construction of the Argentinian media conglomerate Clarin. It focuses on key moments in the recent history of the group in order to reveal how particular relationships between its managers and Argentinian governments that came to power after 1989 resulted in communication policies that led the appropriation of public goods by the private group. Keywords: Clientelism; Communication Policies; Media Concentration; Clarin Group .

Referência(s)