EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERCEPÇÃO: O CASO DO PARQUE ESTADUAL DAS FONTES DO IPIRANGA, SÃO PAULO, BRASIL
2009; Volume: 23; Linguagem: Português
10.14295/remea.v23i0.3966
ISSN2318-4884
AutoresTania Maria Cerati, Aline Queiroz de Souza,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoO presente trabalho foi realizado no entorno Parque Estadual das Fontes do Ipiranga e tem como objetivo diagnosticar as percepcoes ambientais e expectativas dos moradores com relacao ao Parque e, a partir dos resultados desse diagnostico, implantar um projeto de educacao ambiental baseado na interlocucao de diversos atores sociais buscando a melhoria da qualidade socioambiental da regiao. Utilizando a metodologia da pesquisa-acao formou-se um conselho com participantes da comunidade e representantes do Poder Publico Estadual e Municipal. Os resultados da percepcao ambiental identificaram problemas que foram tratados como temas geradores no processo educativo, caracterizado como um processo que ampliou o conhecimento da comunidade sobre a area, capacitou-a para o exercicio da cidadania e executou algumas intervencoes que promoveram a melhoria da qualidade de vida na regiao.
Referência(s)