Processos de elaboração de criatividade, inovação e capital social: O caso de Almada
2012; Center for Social Studies, University of Coimbra; Issue: 99 Linguagem: Português
10.4000/rccs.5117
ISSN2182-7435
AutoresJorge Gonçalves, Inês Vilhena da Cunha,
Tópico(s)Cultural Industries and Urban Development
ResumoAs cidades estão hoje confrontadas com pressões múltiplas que as obrigam a entrar no jogo da competição económica, atraindo investimento e emprego, o que por sua vez exige uma crescente sofisticação nos recursos a mobilizar. A inovação e a criatividade têm sido utilizadas com frequência para este fim, mas também como instrumento que permite introduzir contemporaneidade nos estilos de vida, nos espaços urbanos e nas iniciativas culturais e artísticas.O projeto Almada – Laboratório de Ideias não contraria apenas a exigência da competição territorial desenfreada, alheada dos valores de equidade e coesão social, alimentando clássicos protagonismos e produtos culturais desligados dos contextos sociolocais, como reforça as articulações entre atores locais; mobiliza jovens para a criação de projetos que articulam território/inovação/tecnologia; e fomenta ainda a interação com a comunidade local, gerando, na realidade, capital social.
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