A DESMONTAGEM DO SER HUMANO E AS TÉCNICAS DO ROMANCE MODERNO NO CINEMA: O DUPLO EM CISNE NEGRO, DE DARREN A-RONOFSKY
2011; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 5; Issue: 8 Linguagem: Português
ISSN
1982-5625
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO presente artigo discute o ritual de autoconhecimento e o processo de desdo-bramento de personalidade da personagem Nina, do filme Cisne negro (2010), dirigido por Darren Aronofsky. A teoria do duplo, proposta por Sigmund Freud, Otto Rank e Clement Rosset, permite observar como os desdobramentos de pessoa, espaco e tempo (categorias da semiotica discursiva) operam na construcao identitaria do sujeito na sua relacao com o siste-ma social em que esta inserido. Apesar de o estudo se centrar em uma narrativa filmica, as contribuicoes da literatura e da teoria literaria sao fundamentais, a medida que a representacao dos processos mentais de Nina e a desagregacao de sua personalidade fazem parte das mu-dancas estruturais presentes no romance moderno, estudado por Anatol Rosenfeld. Conside-ramos as hipoteses de trabalho desse teorico da literatura no que se refere ao “espirito unifica-dor entre as artes” para relacionar as dissolucoes na estrutura do romance moderno com as tecnicas empregadas no filme Cisne negro, ambas resultantes do processo de fragmentacao das identidades. DISASSEMBLY OF HUMANS AND THE TECHNIQUES OF MODERN NOVEL AT THE MOV-IES: THE DOUBLE IN BLACK SWAN, BY DARREN ARONOFSKY This article discusses ritual of self-knowledge and process of unfolding personality of character Nina, in film Black Swan (2010), directed by Darren Aro-nofsky. The theory of double, proposed by Sigmund Freud, Otto Rank and Clement Ros-set, allows us to see how ramifications of person, space and time (categories of semiotic discourse) operate in identity construction of subject in its relation with social sys-tem in which is inserted. Although study focuses on a filmic narrative, contributions of literature and literary theory are essential, as representation of mental processes of Nina and fragmentation of her personality are part of structural changes present in mod-ern novel, studied by Anatol Rosenfeld. We consider assumptions of this theoretical work in literature that refers to the unifying spirit of arts to relate dissolution in struc-ture of modern novel with techniques employed in film Black Swan, both from process of fragmentation of identities.
Referência(s)