Artigo Produção Nacional

A diferença entre o gestor educacional como intelectual orgânico e o intelectual tradicional

2008; University of Szeged; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2064-7964

Autores

Cleverson Molinari Mello, Admir Bergamo,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Para analisar a diferenca entre o gestor educacional como intelectual orgânico e o intelectual tradicional na escola, sera utilizado como referencial teorico o pensamento filosofico Gramsci, pois o autor demonstra claramente que existem dois tipos de intelectuais na sociedade: o intelectual tradicional, que tenta ser independente do momento historico e o intelectual orgânico organizador da consciencia da classe que o criou. Este segundo e o tipo de intelectual que deveria estar administrando as escolas, pois compromete-se com a organizacao da consciencia da classe social que o criou no momento historico. O intelectual orgânico e o que tem a capacidade de organizar a sociedade em geral para melhorar as condicoes da expansao de sua propria classe. Ja, o intelectual tradicional, por outro lado, julgando-se independente de sua classe social, nao se interessa pela realidade atual das escolas, pois busca realizar uma gestao educacional independente da realidade de seu publico, o que acaba gerando, nas escolas, uma administracao fora da realidade dos alunos. Portanto, a escola precisa dessa nova camada de intelectuais orgânicos como seus gestores educacionais, para que ela se transforme numa instituicao que se preocupe com os problemas sociais e educativos da comunidade onde ela esta inserida. Este devera ser o papel dos gestores educacionais enquanto intelectuais orgânicos nas escolas, tentar representar a hegemonia da classe que o criou, realizando o que Gramsci chama de contra-hegemonia.

Referência(s)