
Estratégias editoriais e territorialização do campo pedagógico: um livro de Sampaio Dória sob a pena do editor da Biblioteca de Educação - Editorial strategies and territorialization of pedagogical field: a book by Sampaio Dória under the pen of the edito
2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 17; Issue: 39 Linguagem: Espanhol
ISSN
2236-3459
AutoresBrasil Marta Maria Chagas de Carvalho,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo analisa a insercao do livro Educacao moral e educacao economica , de autoria de Sampaio Doria, na colecao Biblioteca de Educacao, organizada por Lourenco Filho para a Companhia Melhoramentos de Sao Paulo. O texto analisa a territorializacao promovida pelos dispositivos textuais e editoriais de reparticao e apresentacao dos volumes da colecao. Sustenta que, ao enquadrarem Doria como pedagogista social, esses dispositivos situam-no no que o editor entendia como periferia do programa de renovacao da escola brasileira que a Colecao promovia. Mostra como os temas que Lourenco Filho considerava nucleares no movimento internacional pela Escola Nova foram atribuidos a outros autores, apesar de sua recorrencia na producao de Sampaio Doria. Palavras-chave: Lourenco Filho, Pedagogia da Escola Nova, colecoes, estrategias editoriais. Editorial strategies and territorialization of pedagogical field: a book by Sampaio Doria under the pen of the editor of Biblioteca de Educacao Abstract The essay analyses the inclusion of Sampaio Doria’s book Educacao moral e educacao economica in the collection Biblioteca de Educacao organized by Lourenco Filho for Companhia Melhoramentos de Sao Paulo. The text analyses the territorialisation promoted by textual and editorial devices of division and presentation of the volumes of the collection. It assumes that, on account of their classification of Doria as a social pedagogue, they locate him in a situation defined as periphery of the program of renovation of Brazilian school promoted by the collection. It shows the ways the themes that Lourenco Filho judged central in the international movement for the new school were attributed to other authors in spite of their occurrence in Doria’s production. Key-words: Lourenco Filho, pedagogy of new school, collections, editorial strategies. Estrategias editoriales y territorializacion del campo pedagogico: un libro de Sampaio Doria bajo la pluma del editor de la Biblioteca de Educacion Resumen El ensayo hace el analisis de la insercion del libro Educacao moral e educacao economica , escrito por Samapio Doria, en la coleccion Bilbioteca de Educacao, organizada por Lourenco Filho para la editora Companhia Melhoramentos de Sao Paulo. El texto hace el analisis de la territorializacion promovida por los dispositivos textuales y editoriales de particion y presentacion de los volumenes de la coleccion. Defiende que, por clasificar a Doria como pedagogo social, eses dispositivos lo situan en una posicion entendida como periferia del programa de renovacion de la escuela brasilera que la Coleccion promovia. Demuestra como los temas que Lourenco Filho juzgaba nucleares en el movimiento internacional por la escuela nueva fueron atribuidos a otros autores, a pesar de su recurrencia en la produccion de Sampaio Doria. Palabras-clave: Lourenco Filho, pedagogia de la escuela nueva, colecciones, estrategias editoriales. Strategies editoriales et territorialisation du champ pedagogique: un livre de Sampaio Doria sous la plume du editeur de la Biblioteca de Educacao Resume Le texte fait l’analyse de l’inclusion du livre Educacao moral e educacao economica , ecrit par Sampaio Doria,dans la collection Biblioteca de Educacao organisee par Lourenco Filho pour la maison d´edition Companhia Melhoramentos de Sao Paulo. Le texte analyse la territorialisation promue par les dispositifs textuels et editoriaux de division et presentation des volumes de la collection. Il defend que, a cause de leur classification de Doria en tant que pedagogue social, ils le situent dans une position definie comme la peripherie du programme de renovation de l’ecole bresilienne promue par la collection. Il demontre comment les themes juges nucleaires par Lourenco Filho dans le mouvement international pour l’ecole nouvelle ont ete attribues a d’autres auteurs en depit de leur occurrence dans la production de Sampaio Doria. Mots-cle: Lourenco Filho, pedagogie de l’ecole nouvelle, collections, strategies editoriales.
Referência(s)