
A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da matemática
1969; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 18; Issue: 35 Linguagem: Português
10.26512/lc.v18i35.3839
ISSN1981-0431
AutoresCleyton Hércules Gontijo, Erondina Barbosa da Silva, Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo propõe uma articulação entre a Perspectiva de Sistemas para o estudo da criatividade, de Csikszentmihalyi, e a Teoria das Situações Didáticas, no campo da matemática, de Brousseau. Consideramos que a articulação das duas teorias possibilita o estudo da criatividade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, na medida em que nos permite compreender a ação dos sujeitos, nas situações de aprendizagem, considerando fatores contextuais. Csikszentmihalyi (1988, 1996,1999a, 1999b), no estudo da criatividade, e Brousseau (1996a, 2008), no estudo das situações didáticas, integram a ação do sujeito (trabalho do aluno), com o domínio (a situação didática na matemática) e o campo (ação do professor).
Referência(s)