O ensino de Matemática e a educação profissional: a aplicabilidade dos números complexos na análise de circuitos elétricos / Mathematics teaching and professional education: the applicability of complex numbers in the analysis of electric circuits
2005; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Inglês
ISSN
2526-169X
AutoresSílvio Quintino de Mello, Renato P. dos Santos,
Tópico(s)Diverse scientific research topics
ResumoO presente trabalho teve como objetivo principal investigar a aplicabilidade dos numeroscomplexos como estrategia de ensino na analise de circuitos eletricos em corrente alternada. Emboratradicionalmente os circuitos sejam abordados pela analise fasorial, esta e limitada na resolucaode circuitos mais elaborados.A investigacao ocorreu em todos os cursos tecnicos de nivel medio do Estado do Rio Grandedo Sul, onde e ensinada a disciplina de Eletricidade. Foi feito um levantamento do perfil demograficoprofissionaldos docentes, da metodologia adotada, seus sucessos e fracassos, bem como de suapercepcao da viablidade da implantacao da analise complexa em circuitos eletricos de correntealternada. Simultaneamente, fizemos um experimento utilizando a analise complexa como estrategiade ensino alternativo para circuitos mais complexos. Tais atividades foram aplicadas em duas turmasexperimentais enquanto uma turma de controle trabalhou com a analise fasorial convencional. Ao fimdo experimento, os professores das turmas experimentais foram entrevistados acerca de suas percepcoessobre a aprendizagem dos alunos.Verificou-se que a analise complexa e mais usada pelos professores que possuem maiortitulacao, ao contrario da analise fasorial, adotada por professores que nao trilharam um caminhoacademico mais extenso. Como conclusao, aparentemente, os caminhos da educacao matematica passam muito maispor uma formacao tecnica e pedagogica dos docentes do que a m This work aimed to investigate the applicability of the complex numbers as a teaching strategyin the analysis of alternating current electric circuits. Although traditionally the phasorial analyses isused here, it is limited in the resolution of more elaborated circuits.The investigation occurred in all technical courses of medium level of the Rio Grande do Sul Statewhere the Electricity discipline is taught. A research was made intending to identify the demographicprofessionalprofile of the teachers, their adopted methodology, successes and failures as well as theirvision on the viability of implanting the complex analysis of the electric circuits in alternating current.Simultaneously we made an experiment using the complex analysis, as an alternative teaching strategyfor more complex circuits. Such activities were applied to two experimental groups while a controlgroup worked the conventional phasorial analysis. At the end of the experiment the teachers from theexperimental groups were interviewed concerning their perceptions of the student’s learning.It was verified that the complex analysis is more used by the teachers with higher degrees, whilephasorial analysis is preferred by the teachers who have not gone through a more extensive academic study.As a conclusion, it seems that the mathematical education is more a matter of theoretical andpedagogic graduation of the teachers than the mere creation of specific methodologies.
Referência(s)