Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O conceito de "campo" em sala de aula: uma abordagem histórico-conceitual

2009; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1806-11172009000100013

ISSN

1806-9126

Autores

José Fernando Moura Rocha,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O conceito de campo é uma das idéias fundamentais da física e pode motivar um rico debate em sala de aula sobre as noções básicas desta ciência. Apesar de sua importância, quando o mesmo é apresentado em sala de aula geralmente somente seus aspectos matemático-conceituais são enfatizados deixando-se em segundo plano os aspectos histórico-conceituais, quando estes não são simplesmente ignorados. Neste trabalho, pretendemos mostrar que uma apresentação com ênfase apenas matemático-conceitual deste conceito não explora toda a sua potencialidade. Com tal propósito, primeiro consideramos a noção de campo como algo responsável pela mediação de interação entre os corpos e depois tratamos a noção de campo como uma função matemática das coordenadas e do tempo. Em seguida, mostramos que o conceito de campo, na forma que o entendemos hoje, resultou de um complexo processo de fusão destas duas concepções.

Referência(s)