Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Modelos mentais e metáforas na resolução de problemas matemáticos verbais

2001; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132001000200006

ISSN

1980-850X

Autores

Cleide Farias de Medeiros,

Tópico(s)

Mathematics Education and Teaching Techniques

Resumo

Neste presente trabalho é feita, inicialmente, uma breve retrospectiva sobre os focos mais comuns dos estudos no campo da resolução de problemas matemáticos. É defendido que há algo mais a ser considerado nessa tarefa. Adotando a concepção de que o ser humano produz "modelos" ou "metáforas" na resolução de problemas matemáticos verbais inseridos em contextos reais é, primeiro, apontada a necessidade de entendimento do significado de modelo mental como sendo uma representação mental de um "todo" em que uma "teia" cognitiva que envolve significados acerca das suas "partes" encontram-se estrutural e coerentemente interligados. Em seguida é explorada a complexidade cognitiva envolvida na resolução de uma situação problemática idealizada na esfera de um modelo mental (ou metáfora) combinatorial. Algumas formas de soluções são exibidas apresentando as "armadilhas" do próprio problema, os aspectos culturais e a subjetividade do resolvedor como três elementos que parecem interferir na produção de um modelo mental bem-sucedido. São apresentadas sugestões para outros estudos.

Referência(s)