O jardim-escola: a criação de uma tipologia de espaço educacional adaptado à realidade portuguesa do princípio do século 20
2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 37 Linguagem: Espanhol
ISSN
2236-3459
Autores Tópico(s)Architecture, Design, and Social History
ResumoEste artigo insere-se no âmbito geral dos espacos pre-escolares e aborda a origem do jardim-escola em Portugal, uma tipologia criada por Joao de Deus Ramos no inicio do seculo 20. A primeira parte situa a educacao pre-escolar em Portugal nos finais do seculo 19, fortemente influenciada pelas experiencias europeias, constituindo a inauguracao do primeiro Jardim Escola em 1911 o inicio da primeira accao programada e consistente de educacao pre-escolar no pais. A sua origem radica na criacao da Associacao de Escolas Moveis, a qual iniciou uma serie de iniciativas de alfabetizacao por todo o pais tendo-as, mais tarde, complementado com um programa de escolas infantis, que constituem um caso exemplar de concretizacao de um projecto educativo. A segunda parte pretende demonstrar que o espaco arquitectonico idealizado por Joao de Deus Ramos e concretizado pelo arquitecto Raul Lino, revela uma originalidade relevante em relacao aos exemplos europeus seus contemporâneos. Palavras-chave: jardim escola, Joao de Deus Ramos, Raul Lino. THE GARDEN SCHOOL : CREATION OF AN EDUCATIONAL SPACE TYPOLOGY ADAPTED TO THE PORTUGUESE REALITY AT THE BEGINNING OF THE 20th CENTURY Abstract This articleis within the general scope of pre-school spaces and addresses the origin of the garden-school, a typology created by Joao de Deus Ramos at the beginning of the 20 century. The first part locates the pre-school education in Portugal at the end of the nineteenth century strongly influenced by european experience and it’s the opening of the jardim-escola n. 1 in 1911 the first consistent and programmed set of action of pre-school education in Portugal. Its origin lies in the creation of an association for mobile schools (Associacao de Escolas Moveis) which started a series of literacy initiatives across the country, having them later complemented with a program of elementary schools that constitute an outstanding example of the realization of an educational project. The second part aims to demonstrate tha the architectural space, conceived by Joao de Deus Ramos and designed by architect Raul Lino, reveals a relevant originality in relation to their European contemporaries examples. Key-words: jardim-escola, Joao de Deus Ramos, Raul Lino. LO JARDIN-ESCUELA: CREACION DE UNA TIPOLOGIA DE ESPACIO EDUCATIVO ADAPTADO A LA REALIDAD PORTUGUESA DEL PRINCIPIO DEL SIGLO XX Resumen Este articulo se inscribe en el contexto general de los espacios pre-escolares y el origen del jardin-escuela, una tipologia creada por Joao de Deus Ramos a principios del siglo 20. La primera parte se refiere, en el marco de fines del siglo 19, a la educacion pre-escolar en Portugal, con un comienzo fuertemente influenciado por las experiencias europeas. La primera accion programada y consciente de educacion pre-escolar en Portugal se inicia con la apertura del primero Jardim-Escola en 1911. Su origen esta en la creacion de la Associacao de Escolas Moveis lo que dio inicio a una serie de iniciativas de alfabetizacion en todo el pais, que mas tarde se complemento con la introduccion de un programa de escuelas infantiles que se constituye en un caso ejemplar de implementacion de un proyecto educativo. La segunda parte tiene como objetivo demostrar que el espacio arquitectonico de lo Jardim-Escola , concebido por Joao de Deus Ramos y realizado por el arquitecto Raul Lino, revela una notable originalidad en comparacion a los ejemplos europeos de su momento. Palabras-clave: jardim-escola, Joao de Deus Ramos y Raul Lino. LE JARDIN-ECOLE: CREATION D'UN ESPACE DE TYPE EDUCATIF ADAPTE AUX REALITE DE SIECLE PORTUGAIS 20 Resume Cet article releve de la portee generale des espaces enfants d'âge prescolaire et traite de l'origine du jardim-escola, une typologie creee par Joao de Deus Ramos au debut du 20 eme siecle. La premiere partie situe l'education prescolaire au Portugal a la fin du 19 eme siecle fortement influence par les experiences europeennes, constituant l'inauguration du 1 er jardim-escola en 1911 le debut de la premiere action regulier et conforme de l'education prescolaire au Portugal. Son origine reside dans la creation d'une Association d’Ecoles Mobiles qui a commence une serie d'initiatives d'alphabetisation dans tout le pays, plus tard completes par un programme des ecoles pour enfants qui constitue un cas exemplaire de mise en œuvre d'un projet educatif. La deuxieme partie vise a demontrer que l'espace architectural, concu par Joao de Deus Ramos et formalise par l'architecte Raul Lino, revele une originalite importante par rapport a des exemples europeens contemporains. Mots-cle: jardim-escola, Joao de Deus Ramos, Raul Lino.
Referência(s)