ACESSIBILIDADE E ERGONOMIA NA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA_ ANÁLISE DAS E.M.E.FS DO MUNICÍPIO DE GUARIBA (SP)
2015; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1519-7859
AutoresAdriana Francisca De Araújo, Maria Inês Alves De Souza, Débora Couto de Melo Carrijo, Luis Carlos Paschoarel,
Tópico(s)Occupational Health and Safety in Workplaces
ResumoA acessibilidade depende das condicoes ambientais e arquitetonicas que impedem ou facilitam o deslocamento livre a informacao e o envolvimento nas atividades cotidianas. Entretanto, a ergonomia escolar tambem visa facilitar o acesso e a usabilidade dos espacos. Neste sentido, trata-se do fator de inclusao dos individuos no processo de aprendizagem e no estabelecimento das relacoes sociais (DISCHINGER e MACHADO, 2006). OBJETIVOS: Considerando a inclusao de criancas com deficiencia fisica, este estudo teve como objetivo analisar as condicoes arquitetonicas e ambientais no espaco escolar, em escolas municipais de ensino fundamental do municipio de Guariba (SP). MATERIAL E METODO: Para a analise das condicoes arquitetonicas e ambientais foi realizado um levantamento junto as escolas (em questao), as quais atendem criancas de 06 a 09 anos. A pesquisa realizada foi quantitativa, sendo os dados registrados atraves de medidas e fotografias dos espacos escolares (entrada principal, salas de aula, banheiros e area de recreacao), apos o deferimento da prefeitura da cidade. Foram tambem consideradas a disponibilidade de rampas de acesso, largura dos corredores e portas, altura do mobiliario, entre outros. Os dados coletados foram analisados considerando as normas da ABNT NBR 9050, alem de parâmetros ergonomicos. RESULTADOS: Os resultados mostraram que as condicoes ambientais e arquitetonicas das escolas ainda apresentam obstaculos a acessibilidade, apesar das leis que regulamentam a inclusao escolar. Criancas com deficiencia fisica necessitam de auxilio para participar das atividades educacionais e de socializacao nos ambientes analisados. CONCLUSAO: Para facilitar esse acesso faz-se necessario um trabalho em conjunto com profissionais das areas da educacao (professores e coordenadores), saude (terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicologos) e exatas (arquitetos, designers, engenheiros), e que contemplem, especialmente, o equilibrio entre acessibilidade e ergonomia escolar. Deve-se considerar nao apenas as adaptacoes escolares, mas a criacao de novos espacos, pensados para a inclusao, bem como ambientes que permitam a independencia da crianca com deficiencia fisica na locomocao e na realizacao de atividades educacionais e sociais.
Referência(s)