
O ENSINO DO HANDEBOL NA CATEGORIA INFANTIL A PARTIR DOS DISCURSOS DE TREINADORES EXPERIENTES
2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.47664
ISSN1982-8918
AutoresRafael ̈Pombo Menezes, Renato Francisco Rodrigues Marques, Myrian Nunomura,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO objetivo deste estudo foi mapear os métodos de ensino adotados por seis treinadores de handebol experientes da categoria infantil (sub-14). Os treinadores foram entrevistados e os depoimentos tabulados e analisados de acordo com o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam que os treinadores preferem o ensino por meio de jogos, bem como mencionam o ensino baseado nas situações do jogo, nas habilidades técnicas e na combinação de diferentes métodos (devido à diversidade de estímulos e desenvolvimento de capacidades diferentes). Conclui-se que os procedimentos pedagógicos estão pautados na formação generalista, e evitam o processo de especialização esportiva precoce.
Referência(s)