Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ENSINO DO HANDEBOL NA CATEGORIA INFANTIL A PARTIR DOS DISCURSOS DE TREINADORES EXPERIENTES

2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.47664

ISSN

1982-8918

Autores

Rafael ̈Pombo Menezes, Renato Francisco Rodrigues Marques, Myrian Nunomura,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear os métodos de ensino adotados por seis treinadores de handebol experientes da categoria infantil (sub-14). Os treinadores foram entrevistados e os depoimentos tabulados e analisados de acordo com o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam que os treinadores preferem o ensino por meio de jogos, bem como mencionam o ensino baseado nas situações do jogo, nas habilidades técnicas e na combinação de diferentes métodos (devido à diversidade de estímulos e desenvolvimento de capacidades diferentes). Conclui-se que os procedimentos pedagógicos estão pautados na formação generalista, e evitam o processo de especialização esportiva precoce.

Referência(s)