Artigo Produção Nacional

Enfoque CTS na pesquisa em Educação em Ciências: extensão e disseminação

2011; Linguagem: Português

Autores

María Cristina Pansera de Araújo, Simoni Tormöhlen Gehlen, Sandra Mara Mezalira, Neusa Maria John Scheid,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O enfoque Ciencia-Tecnologia-Sociedade (CTS) tem permeado o contexto das pesquisas brasileiras em Educacao em Ciencias. Para compreender a extensao e disseminacao dessa perspectiva, realizou-se um estudo das producoes publicadas nas Atas dos eventos brasileiros sobre Ensino de Biologia, Quimica, Fisica e Ciencias envolvendo o periodo de 2003 a 2006. Observou-se: areas das Ciencias mais envolvidas; referencias utilizadas para o embasamento das concepcoes CTS abordadas pelos autores e a identificacao das instituicoes de ensino que fomentaram as pesquisas. Constatou-se um significativo incremento das discussoes sobre CTS no periodo em que a Fisica, as Ciencias e a Biologia apresentaram mais trabalhos do que a Quimica. Alem disso, a analise, com base na epistemologia de Fleck, sinaliza que os estudos balizados no enfoque CTS seguem duas abordagens: os que explicitam os pressupostos e configuracoes e os preocupados com a relacao CTS no curriculo de ensino de Ciencias da Natureza, podendo caracterizar dois estilos de pensamento.

Referência(s)