PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA: CRENÇAS E EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZES NO BRASIL
2012; Mato Grosso do Sul; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português
10.30681/911
ISSN1983-8018
AutoresNatália Correia Mileno, Mariney Pereira Conceição,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO objetivo deste estudo e analisar as crencas de aprendizagem de alunos estrangeiros de portugues do Brasil como segunda lingua em ambiente de imersao. Por meio da analise de experiencias de aprendizagem relatadas, buscamos investigar as relacoes entre as crencas e as experiencias anteriores dos aprendizes. Os dados foram coletados no curso de nivel avancado de portugues para estrangeiros oferecido pelo PEPPFOL (Programa de ensino e pesquisa em Portugues para falantes de outras linguas da Universidade de Brasilia - UnB). Os participantes pertencem a tres nacionalidades distintas: um nigeriano, uma japonesa e tres venezuelanos e residem em Brasilia (DF), ha pelo menos um ano. Os resultados da analise sugerem que as crencas dos informantes a respeito da aprendizagem da lingua portuguesa sao influenciadas pelas suas experiencias anteriores. Apesar de serem de nacionalidades diferentes, os participantes parecem apresentar crencas semelhantes em relacao a lingua portuguesa e a aprendizagem dessa lingua.
Referência(s)