DE COMO LEGBA TORNOU-SE INTERLOCUTOR DOS DEUSES E DOS HOMENS
2004; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Inglês
ISSN
2236-9473
Autores Tópico(s)Diverse Cultural and Historical Studies
ResumoA mais notavel consequencia do confronto das praticas religiosas negro-africanas com o cristianismo no Brasil foi a emergencia das religioes afro-brasileiras nascidas na escravidao. Entre elas, a encantaria de Barba Soeira, na cidade maranhense de Codo onde se preserva o culto ao vodum Legba trazido pelo povo ewe-fon do Togo e do Benim. Invocado como Legua, recebe ainda a apelacao de Legua Boji com suas variantes locais, que, a exemplo da denominacao Barba Soeira, nao passam de invocacoes que denunciam a sua mitica origem da cidade daomeana de Coveto, respeitada como o maior centro da encantaria na Africa Ocidental, da maneira como Codo e considerada no Maranhao. Palavras-chave: Legba-legua. Ewe-fon. Vodum. Barba Soeira. ABSTRACT The most remarkable consequence of the confrontation of the negro-african religious practices with the Christianism in Brazil was the emergency of the afro-brazilian religions born during slavery. Among them,Barba Soeira’s bewitchment in the city of Codo in Maranhao state, where the worship to the Legba vodum brought by the ewe-fon people from Togo and Benim is preserved. It is invoked as Legua, and it also receives the appellation of Legua Bogi with its local different forms,those, as Barba Soeira are just invocations which show its mythical origin from the daomeana city of Coveto, recognized as the largest center of bewitchment in Western Africa, the same way the city of Codo is considered in Maranhao state. Keywords: Legba-legua. Ewe-fon. Vodum. Barba soeira.
Referência(s)