Projeto Gente Nova: Matemática, poesia, leitura e geometria, para viver as diferenças
2007; Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português
10.18676/cadernoscenpec.v2i4.7
ISSN2237-9983
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
Resumo<p>Escrito por uma professora de Matemática, o relato descreve sua própria experiência de lecionar numa escola da cidade de Itirapina, interior de São Paulo, para uma turma de 5<sup>a</sup>. série que seria acompanhada até o término do Ensino Fundamental. A professora identificou relações preconceituosas entre os alunos, sentindo a necessidade de incorporar essa questão aos conteúdos matemáticos. Para tanto, desenvolveu o Projeto Gente Nova, que teve por objetivo ensinar noções de geometria e resolução de problemas, num contexto de convívio com as diferenças e seus benefícios. As atividades realizadas em grupos, incluindo poesia e leitura, culminaram na resolução de um problema: representar, por meio de uma composição geométrica, um trecho de uma canção. Ao final do processo, foram discutidas as diversas formas de comportamento entre colegas, grupos e classe. Segundo a professora, o projeto cumpriu seu intuito, revelado nas atitudes e discursos dos alunos. Ela continua desenvolvendo esse trabalho que passou a se chamar “Autoconhecimento para uma boa convivência”.</p>
Referência(s)