
Casa dos homens, casa de Deus
2007; Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; Volume: 42; Issue: 182 Linguagem: Português
ISSN
2182-2999
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoReza uma certa logica concreta que, na medida que o templo religioso e o lugar do divino entre os homens, este deve guardar certas qualidades de longevidade, durabilidade, permanencia, para, no retorno, corroborar seu vinculo com o transcendente. Porem, se apostarmos neste sentido unico da logica concreta, os templos pentecostais ficariam em um «mau-lugar» ou «lugar nenhum» (Abumanssur, 2001). Ligado a uma versao do cristianismo que postula o reavivamento da fe a partir da presenca do Espirito, este movimento religioso acentua e valoriza o transitorio, o improviso, o fugidio. Paulo, o apostolo que encarna de modo mais explicito as qualidades desta versao do cristianismo, viajou ate os confins do mundo romano no ano 1 d. C., nao se estabelecendo em lugar algum, tendo sua morada por favor ou, no maximo, tendas para abrigar temporariamente a multidao por onde passasse. Seria entao inapropriado buscar nas igrejas pentecostais indicios de certas indagacoes culturais mais duradouras 1 ? Mais multipla e criativa que a logica concreta citada, a arquitetura oferece tanto a capacidade de incorporar como de divulgar ideias e significados das mais diversas tradicoes. Ha muito tempo, os homens e as mulheres jogam, criam e manipulam os materiais atraves da arquitetura, nao o contrario. Para quem ainda duvide, sugiro que contemple a instalacao de Tomie Ohtake na entrada da sede da Companhia Nacional de Mineracao, em Araxa, Minas Gerais: ali, 20 toneladas de ferro bruto se debrucam, com a suavidade e delicadeza de uma pluma, sobre 23 metros de comprimento. O templo pentecostal esta ligado a uma pratica iconoclasta em relacao a tradicao protestante classica e, por isto mesmo, ganhou um modo proprio de
Referência(s)