
Pedagogia do esporte e a aplicação das teorias acerca dos jogos esportivos coletivos em escolas de esportes: o caso de um clube privado de Campinas – SP
2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.20396/conex.v5i2.8637877
ISSN1983-9030
AutoresLarissa Rafaela Galatti, Roberto Rodrigues Paes,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoO presente artigo apresenta uma proposta de iniciação esportiva aplicada em um clube privado na cidade de Campinas, cujo objetivo foi o de promover a iniciação com a diversificação de modalidades, tendo o foco nos Jogos Esportivos Coletivos (JEC), a partir das teorias propostas por autores europeus. A proposta foi aplicada no Tênis Clube de Campinas (TCC) entre junho de 2004 e julho de 2005 com crianças entre 4 e 12 anos, em 3 diferentes turmas, todas compostas por meninos e meninas. As práticas partiram da noção de características comuns aos JEC propostos pelo autor francês Claude Bayer (1994), assim como das idéias de princípios operacionais de defesa e ataque e de regras de ação, propostas pelo mesmo autor. Outros três pressupostos tidos como fundamentais na estruturação das práticas, foram a imprevisibilidade dos JEC e os estímulos à inteligência e a cooperação, traços considerados fundamentais aos jogadores de JEC pelo autor português Garganta (1995).
Referência(s)