Artigo Revisado por pares

O CONCEITO DE PLURALIDADE NO CURRÍCULO NACIONAL SUECO: ESTUDANDO A IMPORTÂNCIA DE LIVROS DIDÁTICOS TEÓRICOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INTERPRETAR E CONSTATAR AS DIFERENTES FACETAS DE VIOLÊNCIA NO TRABALHO DIÁRIO DE PROFESSORES

2014; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

1809-3876

Autores

Silvia Edling,

Tópico(s)

Social Work Education and Practice

Resumo

Um aspecto no curriculo nacional de Formacao de Professores na Suecia e a base democratica que determina os pilares para organizacoes e condicoes humanos. Neste curriculo se da, indiretamente, um papel central a pluralidade e, como consequencia, a importância de contestar varias formas de violencia, como discriminacao ou outras violacoes. Baseando-se em ambicoes de contestar violencia na educacao, o artigo questiona a nocao de que professores em formacao so precisam se apoiar em metodos teoricos de bases empiricas em sua futura profissao. Este questionamento se da atraves da analise e comparacao de teorias de pluralidade como descritas em tres livros didaticos utilizados em materias em um curso de Formacao de Professores na Suecia. Os livros didaticos expressam tres discursos teoricos diferentes sobre os desafios sociais relativos a violencia, pluralidade na educacao e expectativas de professores. Portanto, ja que a violencia existe em formas variadas, a logica da pesquisa empirica e insuficiente no que diz respeito a lidar com pluralidade.

Referência(s)