
O ser docente de enfermagem frente ao mundo da informatica
2004; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1518-8345
AutoresHeloísa Helena Ciqueto Peres, Paulina Kurcgant,
Tópico(s)Nursing Diagnosis and Documentation
ResumoA pesquisa objetiva desvelar, segundo a percepcao dos enfermeiros docentes, o significado da insercao da informatica no ensino de enfermagem. A abordagem da fenomenologia social possibilitou compreender que os projetos de informatica estao baseados na situacao biografica e nas experiencias educacionais de cada docente, e a sua adocao ocorre, livremente, num processo de reflexao sobre as alternativas favoraveis e desfavoraveis do contexto social. Assim, vislumbra-se a construcao de competencias tecnologicas e pedagogicas dos docente e de politicas institucionais pro-ativas aderentes a sociedade contemporânea, visando integrar as novas tecnologias as necessidades da profissao e a dimensao humana da enfermagem.
Referência(s)