
TRABALHANDO COM A ARTE CONTEMPORÂNEA NA PRÉ- ESCOLA: OS BICHOS DE LYGIA CLARK
2013; Issue: 3 Linguagem: Português
10.15210/sha.v0i3.3018
ISSN2237-1923
AutoresLetícia Britto, Renata Azevedo Requião,
Tópico(s)Schopenhauer and Stefan Zweig
ResumoO presente artigo apresenta um recorte da pesquisa em andamento, desenvolvida durante o curso de Mestrado em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. A pesquisa trata sobre o ensino de arte contemporânea para criancas de pre-escola, dando enfase para o ludico e as experiencias esteticas que este tipo de arte proporciona. Para isso foram feitas 8 oficinas em uma turma de pre-escola de uma instituicao municipal de Pelotas, onde foram trabalhados diferentes artistas considerados contemporâneos e suas obras, neste artigo e apresentada a oficina que trabalhou com as obras da artista brasileira Lygia Clark, dando enfase para a serie “Bichos”. Foram utilizados como referenciais teoricos para esclarecer sobre a arte contemporânea e sobre a obra de Lygia, os textos de Katia Canton, Anne Cauquelin, Renata Sant’Anna e Valquiria Prates. Com relacao a experiencia estetica utilizo os textos de Walter Benjamin, Jorge Larrosa e Jean Claude Passeron. E sobre o ludico sao utilizados os textos de Fayga Ostrower e Paulo de Tarso Cheida Sans.
Referência(s)