
SOUZA, G. de. (org.). Educar na Infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2010.
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Issue: 48 Linguagem: Português
10.5380/educar.v0i48.26665
ISSN1984-0411
AutoresSolange Estanislau dos Santos,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoApesar da consideravel producao bibliografica sobre a educacao da crianca no Brasil ainda somos carentes de estudos com fundamentos mais historicos, filosoficos e sociais que olhem a crianca como ser social, historico e cultural produtor de culturas infantis, e desfaca o olhar majoritariamente psicologizante com que a educacao costuma estudar esse sujeito. Por isso, e bem-vindo esse lancamento da Editora Contexto Educar na Infância: perspectivas historico-sociais, organizado por Gizele de Souza, professora da UFPR – Universidade Federal do Parana e coordenadora do Nepie – Nucleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educacao Infantil, cujos autores/as sao doutores/as provenientes de varias instituicoes nacionalmente reconhecidas. Desenvolvido em duas partes: Historia, infância e educacao & Politicas e praticas para a infância, este livro traz um apanhado dos debates e estudos historicos que ja foram feitos sobre a educacao infantil, configurando-se como importante ponto de partida para o pesquisador iniciante na area. Ja no prefacio de Marcos Cezar de Freitas, intitulado Educar na infância: a perspectiva do compromisso, nos deparamos com uma sintese das principais categorias que serviram de base para estudar a crianca e sua infância e do compromisso politico e social que os estudiosos da infância vem assumindo nesses estudos. Freitas (p. 12-3, grifos do autor) esclarece que
Referência(s)