Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

HyperCAL3D, uma ferramenta computacional para o apoio do processo de ensino-aprendizagem de geometria descritiva

2013; PGDesign/UFRGS; Volume: 3; Issue: 06 Linguagem: Português

10.23972/det2013iss06pp20-32

ISSN

2178-1974

Autores

Fábio Gonçalves Teixeira, Sérgio Leandro dos Santos,

Tópico(s)

Computational Geometry and Mesh Generation

Resumo

Este trabalho apresenta o HyperCAL3D, um aplicativo de apoio ao ensino de Geometria Descritiva, através do estudo de objetos sólidos. São descritas a metodologia utilizada para a sua implementação e as principais funcionalidades do aplicativo. Foi realizada uma seleção de conceitos a fim de determinar a estrutura funcional que o software deveria atender. A partir disso, foram modeladas as principais funcionalidades através de processos de Geometria vetorial equivalentes aos utilizados na Geometria Descritiva. Dentre as principais funcionalidades apresentadas destacam-se: o processo de projeção, a representação de linhas ocultas no modelo tridimensional e nas projeções, vistas auxiliares sucessivas em tempo real e em 3D, representação em épura e o processo de interseção. Todas estas ferramentas são implementadas em um aplicativo que auxilia o processo de aprendizagem dos alunos e os procedimentos didáticos dos professores.

Referência(s)