Um Estudo Sobre a Compra à Distância

2015; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/rimar.v2i1.26489

ISSN

1676-9783

Autores

Minoo Farhangmehr, Ana Maria Santos Costa Soares,

Tópico(s)

Consumer Market Behavior and Pricing

Resumo

O aumento da concorrencia e a crescente fragmentacao dos mercados exigem que se encontrem novas formas de chegar ao consumidor. O marketing directo e considerado por muitos autores uma alternativa eficaz, na medida em que permite o estabelecimento de uma relacao interactiva e duradoura com o consumidor, ainda que a distância. No entanto, da perspectiva do consumidor, esta actividade esta ainda insuficientemente estudada. Neste sentido, levamos a cabo uma pesquisa empirica sobre uma das aplicacoes do marketing directo no mercado consumidor, com o objectivo de contribuir para a compreensao do comportamento de compra a distância, atraves de catalogos, direct mail, anuncios em revistas e jornais e TV. Os resultados revelam que a preferencia pela compra a distância e muito inferior a preferencia pela compra nos espacos comerciais. Relativamente a imagem dos diferentes meios de venda a distância, os catalogos tem a imagem mais favoravel e a televenda a imagem mais desfavoravel. Economia e dimensao pratica sao os aspectos em que mais se aproximam as imagens das lojas e da venda a distância; seguranca, agradabilidade e sensatez sao as caracteristicas em que a imagem das lojas e mais claramente superior.

Referência(s)