
Clientela em dividendos, novos elementos e novas questões: o caso brasileiro
2009; SciELO; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1676-5648
AutoresJairo Laser Procianoy, Rodrigo S. Verdi,
Tópico(s)Working Capital and Financial Performance
ResumoEste artigo analisa o efeito de clientela em dividendos e a hipotese de sinalizacao no mercado brasileiro de acoes entre 1996 e 2000. Neste periodo, a tributacao sobre dividendos era nula e sobre ganhos de capital variou entre zero e dez por cento. As firmas brasileiras enfrentam dois regimes de informacao, o que nos permite testar a hipotese de sinalizacao. De uma amostra com 394 observacoes, 39% possuem um preco de acao maior no primeiro dia ex-dividend do que no ultimo dia de cum-dividend. O preco de mercado e maior para dividendos nao antecipados, mas mesmo para dividendos pre-anunciados, os precos das acoes sao maiores do que o esperado, o que nao e coerente com a hipotese de clientela. Tambem encontramos evidencias de um volume de contratos positivamente anormal por volta da data nao antecipada de dividendo, o que e coerente com a hipotese de sinalizacao, mas nao se verificou nenhum volume de negociacoes anormal por volta das datas pre-anunciadas de dividendos. Nossos resultados sao inconsistentes com a hipotese de clientela, mas suportam a hipotese de sinalizacao.
Referência(s)