
O ESPORTE-SIMULAÇÃO: O QUE É POSSÍVEL APRENDER COM OS JOGOS ELETRÔNICOS?
2013; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.7867/1809-0354.2013v8n1p209-238
ISSN1809-0354
AutoresRodrigo Augusto Resende Morais, Diego de Sousa Mendes,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO videogame assume forma relevante em nossa sociedade, assim, este trabalho buscou compreender como esta tecnologia pode se integrar a Educacao/Educacao Fisica. A partir de entrevista com jovens jogadores, tentamos evidenciar quais as possibilidades de aprendizado sobre esportes nos games, e para tanto, pesquisamos os jogos eletronicos “ Brasfoot” e “Cartola FC” (estes se enquadram nas categorias Manager Game e Fantasy Game, respectivamente). A pesquisa e constituida por um levantamento dos estudos sobre o tema, entrevista com dois jogadores de 15 anos, e analise de dados por meio de analise de conteudo. Observamos que o aprendizado nao se manifesta apenas na area Educacao Fisica, e a mediacao docente e essencial para o esclarecimento de contradicoes presentes nos games. Consideramos que o uso dos games pode levar a substituicao das experiencias formativas, mas tambem e fonte de saberes relevantes para os sujeitos do estudo, o que leva a necessidade de ver os jogos eletronicos como um aliado no ensino de questoes sobre a cultura esportiva.
Referência(s)