Artigo Produção Nacional

O ESPORTE-SIMULAÇÃO: O QUE É POSSÍVEL APRENDER COM OS JOGOS ELETRÔNICOS?

2013; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.7867/1809-0354.2013v8n1p209-238

ISSN

1809-0354

Autores

Rodrigo Augusto Resende Morais, Diego de Sousa Mendes,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O videogame assume forma relevante em nossa sociedade, assim, este trabalho buscou compreender como esta tecnologia pode se integrar a Educacao/Educacao Fisica. A partir de entrevista com jovens jogadores, tentamos evidenciar quais as possibilidades de aprendizado sobre esportes nos games, e para tanto, pesquisamos os jogos eletronicos “ Brasfoot” e “Cartola FC” (estes se enquadram nas categorias Manager Game e Fantasy Game, respectivamente). A pesquisa e constituida por um levantamento dos estudos sobre o tema, entrevista com dois jogadores de 15 anos, e analise de dados por meio de analise de conteudo. Observamos que o aprendizado nao se manifesta apenas na area Educacao Fisica, e a mediacao docente e essencial para o esclarecimento de contradicoes presentes nos games. Consideramos que o uso dos games pode levar a substituicao das experiencias formativas, mas tambem e fonte de saberes relevantes para os sujeitos do estudo, o que leva a necessidade de ver os jogos eletronicos como um aliado no ensino de questoes sobre a cultura esportiva.

Referência(s)
Altmetric
PlumX