Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A formação de professores do ensino secundário em Portugal no século XX

2013; Núcleo de Editoração da PUC Campinas; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.24220/2318-0870v18n1a1904

ISSN

2318-0870

Autores

António Gomes Ferreira, Luís Mota,

Tópico(s)

Diverse Education Studies and Reforms

Resumo

O presente artigo apresenta um panorama sobre os modelos de formação de professores do ensino secundário em Portugal durante o século XX, articulando três componentes: a formação científica no domínio da especialidade que o professor lecionará, a preparação científica do âmbito psicopedagógico e a prática de ensino. Aborda-se, em particular, a estrutura orgânica, nomeadamente, sobre objetivos, componentes de formação, duração e o funcionamento, tendo como especial preocupação apresentar os principais momentos da formação inicial de professores para o ensino secundário em Portugal. Analisam-se o Curso de Habilitação para o Magistério Secundário, as Escolas Normais Superiores, o Curso de Ciências Pedagógicas e o Estágio, para, já a partir da década de 1970 do século passado, enfocar o modelo sequencial e o integrado, fazendo referência à formação dos professores que se encontravam em exercício de suas funções.

Referência(s)