Gestão da informação e monitoramento tecnológico: o mercado dos futuros genéricos
2002; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1981-5344
AutoresCláudia Canongia, Maria de Nazaré Freitas Pereira, Adelaide María de Souza Antunes,
Tópico(s)Competitive and Knowledge Intelligence
ResumoO estudo sobre o mercado dos medicamentos genericos visa demonstrar, dentre outras, a gestao da informacao como mecanismo de apoio ao monitoramento tecnologico e tomada de decisao, tendo como vetor principal a analise de patentes. Aplica a metodologia de inteligencia competitiva no sentido de viabilizar a monitoracao de drogas genericas (industria farmoquimica), bem como formulacoes (industria farmaceutica), classes terapeuticas e nichos de mercado, para subsidio aos debates sobre os gargalos, oportunidades e possibilidades de investimentos considerando a cadeia produtiva do segmento medicamentos humanos, no âmbito do setor quimico-farmaceutico. Apresenta a fase da inteligencia competitiva onde sao identificadas, mapeadas, coletadas, tratadas e analisadas informacoes extraidas de bases de dados internacionais bibliograficas e de patentes para geracao de mapas de conhecimento como subsidio ao pensar estrategico objetivando facilitar e apoiar a tomada de decisao na direcao do desenvolvimento do setor quimicofarmaceutico.
Referência(s)