
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: CONSTRUÇÕES DE ENFERMEIROS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
2015; Secretary of Health of the State of Bahia; Volume: 38; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22278/2318-2660.2014.v38.n3.a695
ISSN2318-2660
Autores Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoA educação permanente em saúde (EPS) parte do aprendizado significativo, implicando na estruturação do conhecimento a partir da realidade do próprio ambiente de trabalho. Articula aspectos que possibilitam reorientar as práticas dos profissionais de saúde, superando lacunas existentes no campo da formação, visando à melhoria do processo de trabalho em saúde. Trata-se de uma estratégia fundamental para a recomposição da formação, atenção, gestão, formulação de políticas e controle social no setor da saúde. O presente estudo teve como objetivo analisar a participação dos enfermeiros das Unidades de Saúde da Família de Itajuípe, Bahia, nas ações de EPS desenvolvidas no município. Estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, sendo a análise de dados realizada através da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Este estudo teve seus aspectos éticos avaliados e acompanhados pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Os resultados apontam para uma grande associação por parte dos profissionais de saúde da EPS com os processos de educação voltados para as necessidades da população e não para o universo do processo de trabalho em saúde. No contexto em análise, percebe-se que não há uma política local de incentivo à realização das ações de EPS, bem como incentivos para a qualificação e atualização dos profissionais da Atenção Básica.
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