Artigo Produção Nacional

REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO.

2008; Volume: 21; Linguagem: Português

10.14295/remea.v21i0.3036

ISSN

2318-4884

Autores

Laura Marina Jaime Ramos, Sandra de Oliveira,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente trabalho trata da importância da Educacao Ambiental (EA) para as Unidades de Conservacao (UCs) no contexto da superexploracao dos recursos naturais mundiais e do avanco da atividade turistica nas areas de natureza preservada – o ecoturismo. Discorre, principalmente, a respeito da concepcao do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra de Caldas (PESCAN) em relacao a diferentes fatores. Em primeiro lugar, considerou-se a adequacao do mesmo as determinacoes do IBAMA referente a elaboracao de planos de manejo para UCs de Protecao Integral. A partir do Roteiro Metodologico de Planejamento – Parques Nacionais, Reservas Biologicas e Estacoes Ecologicas (RMP), disponibilizado pelo IBAMA, comparou-se o plano de manejo do PESCAN ao que e exigido pelo orgao responsavel pelos mesmos. Outro fator de analise diz respeito ao Programa de Uso Publico do plano de manejo do PESCAN. Isso, pois, como nosso foco de analise e a EA desenvolvida com os visitantes, todas as acoes referentes a educacao e interpretacao ambiental encontramse estabelecidas nesse programa. Por ultimo, apresentamos o que foi proposto no Programa de Uso Publico do plano de manejo do PESCAN, referente a interpretacao e educacao ambiental, em contraponto ao que de fato e aplicado e desenvolvido no local com os turistas que ali visitam. A analise se da a partir do entendimento da importância da efetividade de acoes educativas para a conservacao dos elementos naturais das UCs.

Referência(s)