
REFLETINDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ECOTURISMO: UMA ANÁLISE DO PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DE CALDAS NOVAS/GO A PARTIR DO PROGRAMA DE USO PÚBLICO.
2008; Volume: 21; Linguagem: Português
10.14295/remea.v21i0.3036
ISSN2318-4884
AutoresLaura Marina Jaime Ramos, Sandra de Oliveira,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente trabalho trata da importância da Educacao Ambiental (EA) para as Unidades de Conservacao (UCs) no contexto da superexploracao dos recursos naturais mundiais e do avanco da atividade turistica nas areas de natureza preservada – o ecoturismo. Discorre, principalmente, a respeito da concepcao do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra de Caldas (PESCAN) em relacao a diferentes fatores. Em primeiro lugar, considerou-se a adequacao do mesmo as determinacoes do IBAMA referente a elaboracao de planos de manejo para UCs de Protecao Integral. A partir do Roteiro Metodologico de Planejamento – Parques Nacionais, Reservas Biologicas e Estacoes Ecologicas (RMP), disponibilizado pelo IBAMA, comparou-se o plano de manejo do PESCAN ao que e exigido pelo orgao responsavel pelos mesmos. Outro fator de analise diz respeito ao Programa de Uso Publico do plano de manejo do PESCAN. Isso, pois, como nosso foco de analise e a EA desenvolvida com os visitantes, todas as acoes referentes a educacao e interpretacao ambiental encontramse estabelecidas nesse programa. Por ultimo, apresentamos o que foi proposto no Programa de Uso Publico do plano de manejo do PESCAN, referente a interpretacao e educacao ambiental, em contraponto ao que de fato e aplicado e desenvolvido no local com os turistas que ali visitam. A analise se da a partir do entendimento da importância da efetividade de acoes educativas para a conservacao dos elementos naturais das UCs.
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