
Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 51; Issue: 37 Linguagem: Português
10.21680/1981-1802.2015v51n37id7178
ISSN1981-1802
AutoresTereza Christina Mertens Aguiar Veloso, Carina Elisabeth Maciel,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoO texto analisa os significados que se têm atribuído ao acesso e aos indicadores para compreensão dos avanços e retrocessos das políticas da educação superior de 2000 a 2012. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, e informações estatísticas, indicando condições concretas que determinam e são determinadas pelas políticas nacionais. Conclui que existem avanços, na medida em que as políticas proporcionaram o acesso de diversos grupos sociais na educação superior, e retrocessos, visto que o sistema registra a predominância do ensino privado e, no setor público, a preocupação com a expansão de vagas faz-se acompanhar de poucas ações de permanência estudantil.
Referência(s)