Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Acesso e permanência na educação superior – análise da legislação e indicadores educacionais

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 51; Issue: 37 Linguagem: Português

10.21680/1981-1802.2015v51n37id7178

ISSN

1981-1802

Autores

Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso, Carina Elisabeth Maciel,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

O texto analisa os significados que se têm atribuído ao acesso e aos indicadores para compreensão dos avanços e retrocessos das políticas da educação superior de 2000 a 2012. Adota a pesquisa bibliográfica e documental, e informações estatísticas, indicando condições concretas que determinam e são determinadas pelas políticas nacionais. Conclui que existem avanços, na medida em que as políticas proporcionaram o acesso de diversos grupos sociais na educação superior, e retrocessos, visto que o sistema registra a predominância do ensino privado e, no setor público, a preocupação com a expansão de vagas faz-se acompanhar de poucas ações de permanência estudantil.

Referência(s)