“I CAME TO TAKE MY PLACE”: Contemporary discourses of Rastafari in Jamaican popular culture
2009; Volume: 9; Issue: 18 Linguagem: Espanhol
ISSN
1984-6169
Autores Tópico(s)Migration, Ethnicity, and Economy
ResumoEste artigo explora o lugar das representacoes do rastafarismo na cultura da musica popular jamaicana do seculo 21, como um reflexo de um movimento discursivo para fora dos discursos tradicionais do rastafarismo, em direcao a uma convergencia com os discursos, em conflito, ocidentais de Babilonia, incluindo o material e o carnal. O texto rastreia brevemente o movimento do Rastafarismo na cultura e na musica dancehall , por meio das primeiras manifestacoes de artistas de dancehall radicais que se tornaram DJs Rastas nos anos 1990, ate a primeira explosao de artistas influenciados pelo Rastafarismo no seculo 21, e entao para os representantes mais atuais do ideario Rastafari na musica popular jamaicana, como refletidos na ascensao do hibrido entre dancehall e rasta, o Gangsta Ras. A manifestacao do Gangsta Ras e especificamente examinada mediante a lirica, os vestidos e a autorepresentacao do Honoravel Munga na cultura dancehall . As inherentes tensoes nesta paradoxal auto representacao rompe as tradicionais nocoes do que significa ser Rastafari. Embora a ideologia e o discurso de Munga tem um parentesco com o grupo de artistas influenciados por los Rastafaris, os quais corriqueiramente andam pelos espacos dos dancehal , significando a recolocacao dos Rastafaris dentro do espaco da cultura musical popular jamaicana, sugirindo uma variante renascida da masculinidade jamaicana na cultura musical popular. Palabras-chaves: Rastafari. Musica popular jamaicana. Gangsta Ras. Masculinidade Abstract This article explores the place of 21 st century representations of Rastafari in Jamaican popular music culture as reflective of a discursive move away from traditional discourses of Rastafari towards a convergence with “conflicted”, Western discourses of Babylon , including the material and carnal. It briefly traces the movement of Rastafari in dancehall music and culture through the early manifestations of the hardcore dancehall artiste turned Rastafari deejay of the 1990s, to the early 21 st century explosion of Rastafari-influenced artistes, and then to the most current representation of Rastafari in Jamaican popular music as reflected in the rise of the hybrid the dancehall/Rasta or Gangsta Ras. The manifestation of the Gangsta Ras is specifically examined through the lyrics, dress and self-presentation of Munga Honourable in dancehall culture. The inherent tensions in this paradoxical self-presentation interrupt the traditional notions of what it means to be Rastafari. Yet, Munga’s ideological and discursive kinship with a cadre of Rastafari-influenced artistes who currently flit through dancehall’s spaces imply a re-placement of Rastafari within the contemporary space of Jamaican popular music culture and suggests a renewed variant of Jamaican masculinity in Jamaican popular music culture. Keywords: Rastafari. Jamaican popular music. Gangsta Ras. Masculinity Resumen Este articulo explora el lugar en el siglo XXI de las representaciones de los Rastafaris en la cultura musical popular jamaicana. Es una reflexion de un movimiento discursivo que incluye lo material y lo carnal, dislocando el tradicional discurso Rastafari a la convergencia con el conflictivo occidentalizado discurso de Babilonia. Este breve trazado del movimiento de los Rastafari en la musica dancehall , mediante sus tempranas manifestaciones de la musica dura del artista convertido em DJs Rastafari, durante los anos 90 del siglo XX y los primeros anos del siglo XXI. La explosion de la influencia de los artistas Rastafaris conllevo a la representacion de la musica popular jamaicana como Rastafari, tal como se refleja en el ascenso del dancehall Rasta o Gansta Ras. La manifestacion de los Gangsta Ras es especificamente examinada mediante la lirica, las ropas y la autorepresentacion del Honorable Munga en la cultura dancehall . Las inherentes tensiones en esta paradojica auto representacion rompe con las tradicionales nociones de lo que significa ser Rastafari. Aunque la ideologia y el discurso de Munga tiene un parentesco con el grupo de artistas influenciados por los Rastafaris, quienes cotidianamente revolotean por los espacios de los salones de baile, significando la recolocacion de los Rastafaris dentro del espacio de la cultura musical popular jamaicana, sugiriendo una variante renacida de la masculinidad jamaicana en la cultura musical popular. Palabras claves: Rastafari. Musica popular jamaicana. Gangsta Ras. Masculinidad
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