Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A educação ambiental e o desporto na natureza: Uma reflexão crítica sobre os novos paradigmas da educação ambiental e o potencial do desporto como metodologia de ensino

2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.27564

ISSN

1982-8918

Autores

Paulo Rosa, Luís Carvalhinho,

Tópico(s)

Recreation, Leisure, Wilderness Management

Resumo

A ideia de que a mera transmissão de conhecimentos e competências teóricas são suficientes para alcançar o comportamento pro-ambiental está actualmente refutada. Outros fatores como o ensino vivencial e experiencial são fundamentais para que se alcancem estes objectivos. Neste campo, o desporto na natureza poderá constituir uma das metodologias para o seu ensino. O presente artigo constitui uma aproximação teórica e crítica dos atuais paradigmas de ensino da educação ambiental e do potencial do desporto como metodologia de ensino. As conclusões revelam que os benefícios do desporto na natureza se cruzam com os objectivos da educação ambiental sobretudo numa fase de aquisição de consciência ambiental.

Referência(s)