
APLICAÇÃO DO MODELO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO
2006; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 8; Issue: 16 Linguagem: Português
ISSN
2175-8077
AutoresÈmerson Antônio Maccari, Fábio Coimbra, Leonel Cezar Rodrigues, Martinho Isnard Ribeiro de Almeida,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoA partir da emissao da Lei de Diretrizes e Bases da Educacao – LDB em 1996, o setor educacional brasileiro vem enfrentando uma revolucao na flexibilidade e ampliacao da oferta de ensino superior, (BRASIL, 1996). Isto tambem e percebido na Pos-Graduacao Stricto Sensu, devido ao aumento de novos cursos ofertados pelas Instituicoes de Ensino Superior – IES e pela exigencia de qualidade a que estes cursos sao submetidos por parte da Coordenacao de Aperfeicoamento Pessoal de Nivel Superior – CAPES. As exigencias impostas pela CAPES tem forcado as IES e seus Programas de Pos-Graduacao a planejarem e gerirem seus cursos de forma mais efetiva. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo evidenciar a relevância do planejamento estrategico, como ferramenta de gestao para Programas de Pos-Graduacao Stricto Sensu em Administracao. Para tanto, utilizou-se como metodo de pesquisa a pesquisa-acao e como instrumento de pesquisa o Modelo de Planejamento Estrategico de Almeida (2003). Os principais resultados indicam que a combinacao dos parâmetros de qualidade da CAPES utilizados de forma sistemica, segundo o modelo de planejamento estrategico escolhido, permitem gerir com mais eficacia o Programa e alcancar a visao de futuro desejada. No caso estudado, a pesquisa-acao induziu o Programa a alterar sua natureza corrente de Mestrado Profissional para Mestrado Academico, visando ao cumprimento de sua nova trajetoria estrategica.
Referência(s)