PRECONCEITO LINGUÍSTICO: QUEM (NÃO) TEM?

2013; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

10.32988/rep.v1i1.169

ISSN

2238-4502

Autores

Hosana Aparecida Reis, Rosângela Rodrigues Borges,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

As discussoes na escola acerca do preconceito linguistico sao recorrentes. Linguistas e gramaticos parecem nao entrar em acordo. O professor, em formacao, na area de Letras, ve-se em constante duvida. De um lado, e preciso respeitar a variante linguistica do aluno; de outro, a escola tem como principio o ensino da lingua padrao. A partir dessa problematica, este trabalho, de base bibliografica, objetiva refletir sobre o papel da escola quanto ao ensino da norma padrao sem promover o preconceito linguistico. Para isso, fundamentamos este trabalho em estudos sobre ensino de Lingua Materna, generos textuais e preconceito linguistico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX