Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Criatividade como um valor no processo educativo

1998; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85571998000100005

ISSN

2175-3539

Autores

Efraín Duarte Briceño,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este trabalho estabelece que a criatividade é uma capacidade que permite ao indivíduo melhores níveis educacionais, bem estar e saúde mental. Por meio de várias pesquisas sobre criatividade, envolvendo estudantes de vários níveis e carreiras, evidencia a falta de planejamento da criatividade no currículo. Assim mesmo, mostra o que ocorre com esta variável nos diferentes níveis educacionais: básico, médio e superior. Com uma amostra de cerca de 1300 estudantes em diferentes etapas da pesquisa e com um instrumento de criatividade gráfica, criado exprofesa determinou que: a) na universidade os estudantes apresentam menos criatividade ao ingressarem; b) o aumento da criatividade está relacionado com o planejamento e as práticas; c) na educação básica em média a criatividade ocorre principalmente em fluência e flexibilidade; d) a criatividade não se correlaciona com personalidade artística e e) na educação básica e na média foram encontrados níveis similares de criatividade ao encontrado na universidade.

Referência(s)
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