Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A MÚSICA PODE SER UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS? ANALISANDO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172013150106

ISSN

1983-2117

Autores

Marcelo Diniz Monteiro de Barros, Priscilla Guimarães Zanella, Tânia Cremonini de Araújo-Jorge,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O presente trabalho apresenta uma investigação dos possíveis usos da música popular brasileira por professores das disciplinas de Ciências Naturais e Biologia, e foi realizado em escolas de educação básica. A pesquisa foi do tipo descritiva, de campo, mista, e utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados. As informações obtidas no questionário demonstraram que a maioria dos professores utiliza com baixa frequência ou não utiliza a música popular brasileira como estratégia para o ensino dessas disciplinas. Foram discutidas as opiniões dos professores, ligando-as aos principais fatores que poderiam contribuir para aqueles resultados, bem como todos os motivos que levam os professores a utilizar ou não essa estratégia pedagógica.

Referência(s)