
A MÚSICA PODE SER UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS? ANALISANDO CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/1983-21172013150106
ISSN1983-2117
AutoresMarcelo Diniz Monteiro de Barros, Priscilla Guimarães Zanella, Tânia Cremonini de Araújo-Jorge,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente trabalho apresenta uma investigação dos possíveis usos da música popular brasileira por professores das disciplinas de Ciências Naturais e Biologia, e foi realizado em escolas de educação básica. A pesquisa foi do tipo descritiva, de campo, mista, e utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados. As informações obtidas no questionário demonstraram que a maioria dos professores utiliza com baixa frequência ou não utiliza a música popular brasileira como estratégia para o ensino dessas disciplinas. Foram discutidas as opiniões dos professores, ligando-as aos principais fatores que poderiam contribuir para aqueles resultados, bem como todos os motivos que levam os professores a utilizar ou não essa estratégia pedagógica.
Referência(s)