
O Currículo dos Cursos de Engenharia Mecânica em dois momentos: Conservador ou Inovador?
2009; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22347/2175-2753v1i2.28
ISSN2175-2753
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste trabalho tem como proposta refletir sobre os avanços no currículo da Engenharia Mecânica após as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Graduação em Engenharia, CNE/CES, n° 11 de março de 2002. O objetivo central é focar o estudo em quatro aspectos: O primeiro, na formação do Engenheiro Mecânico. O segundo, no artigo 3° das diretrizes que propõem, para o engenheiro, "um perfil com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos ,econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade". O terceiro, nas inovações tecnológicas. O quarto aspecto, o que é vantagem competitiva para as empresas na atualidade. A pesquisa centraliza as reflexões tendo como referência os projetos pedagógicos de alguns cursos antes e depois das diretrizes curriculares das engenharias. O método utilizado será o estudo de caso, estando a pesquisa centrada na formação do engenheiro, nas diretrizes curriculares com foco no Artigo 3°, nas inovações tecnológicas, e no conceito de vantagem competitiva. A intenção do trabalho é chamar a atenção, tanto para as dificuldades do estudo, por conta da diversidade de possibilidades, quanto para o enfrentamento da questão da inovação no cotidiano da prática de formação do Engenheiro, em especial o Engenheiro Mecânico. Ferramenta fundamental para o ganho de vantagem competitiva nas empresas, a inovação passa a ter relevância em todos os currículos de engenharia, e o caso da engenharia mecânica não é diferente. No caso da vantagem competitiva, buscou-se estratégias no estudo dos currículos que fornecem indicativos quanto ao conservadorismo ou não dos mesmos. O segundo momento do trabalho refere-se a continuação da pesquisa, analisando novamente os projetos na busca de avanços nos documentos que, em tese, se fundamentam os cursos de engenharia mecânica.
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