Classes gramaticais: sua importância para o ensino da morfossintaxe
2001; Catholic University of Portugal; Volume: 10; Issue: 10 Linguagem: Português
ISSN
0872-0215
Autores Tópico(s)French Language Learning Methods
Resumo0. Nas duas ultimas decadas o conhecimento sobre a lingua portuguesa registou avancos muito significativos relativamente ao que antes se possuia sobre qualquer uma das componentes da sua gramatica contemporânea. Aos poucos, a pratica pedagogica reflecte, de forma menos incisiva do que porventura seria desejavel, esses saberes novos que a comunidade cientifica tem gerado. Uma vez ultrapassadas a deficiente difusao por parte das instituicoes cientificas dos resultados que produzem, e a deficiente procura das novidades que a ciencia coloca ao dispor dos interessados, estarao encontradas as vias para uma frutuosa cooperacao cientifico-pedagogica. Penso ha muito que, independentemente das circunstâncias que condicionam o ensino da lingua portuguesa nas nossas comunidades escolares, e missao dos docentes formar alunos nao apenas proficientes na sua lingua materna, mas tambem possuidores de um saber especializado e qualificado acerca da estrutura e do funcionamento desta. Conhecer o mais profundamente possivel a nossa lingua e uma forma privilegiada de a cultivar e tambem de a confrontar, contrastivamente, com as demais linguas estrangeiras que os alunos devem saber utilizar. Ainda que os programas de portugues se pautem por objectivos que, a olhos mais exigentes, podem ser considerados exiguos, quando excluem ou secundarizam o conhecimento da gramatica explicita da lingua, o professor de portugues deve, ao inves, promover este conhecimento, util a todos os titulos, a cabeca dos quais o intelectual e o cogn(osc)itivo. E os nossos alunos nao sao, neste como noutros capitulos, menos capazes ou menos dotados do que os seus congeneres de outras latitudes. Defendo por isso que a escola, nos niveis de ensino mais basicos, deve assegurar a aprendizagem consciente da lingua materna, e nao apenas uma correcta e eficaz utilizacao desta. A escola cumpre garantir a aprendizagem de competencias linguisticas acrescidas, que estao muito para ale m das espontaneamente apreendidas, e entre as
Referência(s)