Dimensões da democratização da comunicação: uma contribuição para sua discussão teórico-conceitual aplicada às políticas de mídia

2014; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2236-8000

Autores

Chalini Torquato Gonçalves de Barros,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

Em diversos paises da America Latina, a reformulacao de politicas para o setor de comunicacao que, de maneira geral, procura superar a estrutura consagrada pela pactuacao de interesses entre Estado e elites politicas e economicas, tem sido identificada com um processo de democratizacao da comunicacao. Pensar, entretanto, no que de fato significa democratizar a comunicacao, pressupoe a compreensao de que ideal de democracia se tem em mente, e mais, a que ideia de midia democratica se esta referindo, uma vez que as tradicoes teoricas nao tratam essa relacao de maneira consensual. O presente artigo objetiva problematizar o conceito de democratizacao da comunicacao dimensionando-o em relacao a seus aspectos teoricos e a conceitos correlatos. E desenvolvida uma aproximacao conceitual identificando seis dimensoes da democratizacao da comunicacao: normativa/ideologica, processual, ativista, contextual, regulamentar e global. Esse trabalho sintetiza parte da discussao teorica levada em Tese de doutorado recem-defendida.

Referência(s)